DOENÇAS E PROCEDIMENTOS

Uso da realidade aumentada nas cirurgias do ombro

O entendimento da anatomia articular e da relação espacial entre as estruturas é fundamental no diagnóstico e tratamento das doenças ortopédicas. O planejamento cirúrgico consequentemente é essencial para a correta execução de qualquer procedimento ortopédico. Tradicionalmente essa programação é realizada utilizando radiografias e tomografias computadorizada, ou ressonância magnética das articulações acometidas, com objetivo de dar ao cirurgião a orientação dimensional da anatomia do paciente. Apesar do uso desses métodos, o cirurgião é obrigado a reconstruir mentalmente um modelo tridimensional proveniente dessas imagens que são originalmente disponibilizadas na tela do computador de forma bidimensional, para aplicar no intraoperatório.

Essa geração de hologramas (formas tridimensionais), já presente nos video games e no metaverso, é uma revolução no campo tecnológico e integra o que se chama de realidade aumentada mista, ou seja, une o ambiente virtual gerado pelo computador e o meio físico real. Esse panorama vem transformando a medicina e permitindo novas ferramentas para qualificar processos cirúrgicos, como os procedimentos de ombro – as chamadas artroplastias esse é estudo inovador no Brasil, que está sendo realizado pelo nosso grupo juntamente com o apoio de parceiros internacionais.

COMO FUNCIONA

Utilizando óculos especiais, comandados por voz e gestos, o médico visualiza o holograma criado a partir da anatomia óssea do paciente e consegue manipulá-lo com as mãos pelo ambiente, inclusive tendo uma visão 360 graus. Essa tecnologia permite uma experiência interativa e é usada no planejamento cirúrgico pré-operatório e pode seguir ainda para a sala de cirurgia, auxiliando durante o procedimento.

“Essa é uma ferramenta fantástica que permite replicar a cirurgia de forma bastante precisa “diz Dr. Nicola Archetti, que participou do desenvolvimento desse software. “A partir dos hologramas criados, é possível antever problemas e programar uma série de correções necessárias durante o procedimento cirúrgico”, frisa o médico. Esse é um método em estudo e a literatura dispõe de mais de 200 artigos relatando seu uso no mais variados  campos da Ortopedia, como um método novo as futuras pesquisas devem estabelecer o seu real benéfico para o procedimento, mostrando um campo futuro promissor como as cirurgias auxiliadas por robô e a cirurgia navegada.

Fig 1 – Esse é o exemplo do uso do holograma durante o procedimento cirúrgico, essa imagem formada corresponde a reconstrução tridimensional da anatomia do paciente, e desse forma auxilia o cirurgião durante o procedimento cirúrgico.
Fig 2 – imagem holográfica que pode ser manipulada com o movimento das mão do cirurgião.
Fig 3 – Esse é o dispositivo utilizado para visibilização dos hologramas durante o procedimento cirúrgico.
Endereço

Av. Vereador José Diniz, 3457
Conj. 908 / 909 – Campo Belo
São Paulo – SP – CEP:04603-003

2024 | Dr. Nicola Archetti Netto CRMSP | CRM-SP 80005 | Todos os direitos reservados | Produzido por MHB

plugins premium WordPress